"Só, sem caminho certo e muito inquieto de mente" Lorenzo Lotto

sábado, 3 de dezembro de 2011

Capitalismo Parasitário - Parte I

Acabei de ler Capitalismo Parasitário, um livro de Zygmunt Bauman, o primeiro que leio dele.  Gostei do livro, e da forma como o autor expõe.  Lerei outros livros dele.  Somei à minha lista do Skoob também os livros que ele cita no decorrer dessa obra.

A ideia central do livro não é nova.  O autor recorda que Rosa Luxemburgo sustentava que a acumulação capitalista não sobrevive sem explorar economias "não capitalistas".  Ele atualiza essa noção e dá nome a ela (o título do livro):

"Sem meias palavras, o capitalismo é um sistema parasitário.  Como todos os parasitas, pode prosperar durante certo período, desde que encontre um organismo ainda não explorado que lhe forneça alimento.  Mas não pode fazer isso sem prejudicar o hospedeiro, destruindo assim, cedo ou tarde, as condições de sua prosperidade ou mesmo de sua sobrevivência."

Ele aplica essa visão à atual crise econômica mundial, mostrando que sua origem (as hipotecas subprime nos EUA) está nessa forma "parasitária" de agir por parte de quem detém o poder econômico.  No caso, ao invés de economias não capitalistas, como previsto por Rosa Luxemburgo, quem fez o papel de hospedeiro foram os cidadãos "desprovidos dos requisitos necessários à concessão de um empréstimo", aos quais foi prometida/vendida uma prosperidade irreal adquirida através de empréstimos.

Depois que esse hospedeiro foi destruído (suas casas foram tomadas), parece-me que o hospedeiro atual é o Estado.  Embora eu não creia que o Estado venha a ser destruído, a população trabalhadora dos países em crise tem sido bastante afetada.

Volto agora a ler Os Miseráveis, mas vou fazer pelo menos mais um post sobre esse livro do Zygmunt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário